O Google revelou, nesta quarta-feira (11), quais foram os assuntos mais buscados no Brasil em 2019. O ranking mostra os temas que estiveram em alta este ano. A categoria Tecnologia foi dominada pelos celulares, com destaque para o iPhone 11 e o Moto G7, mas alguns aplicativos que bombaram no decorrer do ano também apareceram na lista. Para chegar ao resultado, o buscador calcula o aumento do volume de pesquisas deste ano em comparação com 2018.

O ranking ainda revelou outras pesquisas feitas pelos brasileiros no Google no decorrer do ano. A Copa América, campeonato de futebol que aconteceu este ano aqui no país, foi o assunto mais buscado no site. Já as dúvidas mais comuns entre os usuários foram “O que é libido?”, “Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?” e “Como fazer a inscrição para o ENEM 2019”. No universo do entretenimento, o filme “Vingadores: Ultimato”, o reality show “BBB 19” e a série “Game of Thrones” foram os que mais bombaram. A seguir, veja quais foram os assuntos mais buscados no Google este ano em diferentes categorias.

Tecnologia
O iPhone 11 ocupa o primeiro lugar da lista como o termo que mais cresceu em busca neste ano, na categoria Tecnologia. Vale lembrar que o celular da Apple foi lançado no Brasil em outubro com preços a partir de R$ 4.999. Em seguida, vem o Moto G7, anunciado em fevereiro de 2019. O top 3 fica completo com o Amazon Prime, serviço da Amazon que une streaming de músicas, filmes, ebooks e frete grátis em produtos selecionados. A novidade chegou ao país este ano pelo preço competitivo de R$ 9,90 por mês e parece ter conquistado os usuários.

Em quarto e quinto lugar, estão os aplicativos FaceApp e Dollify, respectivamente. Os programas bombaram no decorrer do ano com a aplicação de efeitos em fotos. O primeiro é um app antigo, que voltou a fazer sucesso com o filtro de velho e se envolveu em polêmicas ao ser acusado de utilizar os dados cadastrados de forma indevida. Já o segundo agradou com um recurso que transforma as pessoas em caricatura.

Ainda estão na lista de tecnologia outros cinco modelos de smartphones. Com o retorno da Xiaomi ao Brasil, os usuários voltaram a mostrar interesse pelos aparelhos da fabricante. A prova disso é que o Mi 9, celular que bateu a marca de um milhão de vendas em um mês, apareceu em sexto lugar no ranking. O Galaxy S10, destaque da nova geração de celulares premium, também está presente na lista. Além disso, chama a atenção que o Moto G6 e o Moto G6 Plus apareçam entre os mais buscados no Google, visto que foram lançados em 2018. A seguir, veja a lista completa com os assuntos mais buscados no Brasil na categoria Tecnologia:

1-iPhone 11
2-Moto G7
3-Amazon Prime
4-Faceapp
5-Dollify
6-Xiaomi Mi 9
7-Moto G7 Plus
8-Galaxy S10
9-Moto G6 Plus
10-Moto G6

Buscas do ano
As buscas de 2019 estão em grande parte relacionadas a futebol ou a personalidades que morreram este ano. A Copa América, o Brasileirão e a Copa do Mundo de Futebol Feminino tiveram destaque na lista, assim como os rivais cariocas Flamengo e Vasco. Os brasileiros também buscaram sobre pessoas famosas que faleceram, como o apresentador Gugu Liberato, o cantor Gabriel Diniz, o jornalista Ricardo Boechat e o ator Caio Junqueira. O personagem Thanos, do filme Vingadores e que virou uma brincadeira no Google, também aparece no ranking, além de buscas por vagas de emprego.

1-Copa América
2-Tabela do Brasileirão
3-Gugu Liberato
4-Vagas de emprego
5-Gabriel Diniz
6-Thanos
7-Flamengo X Vasco da Gama
8-Ricardo Boechat
9-Copa do Mundo de Futebol Feminino
10-Caio Junqueira

Por quê?
Já as buscas começadas pela pergunta “Por que” revelam dúvidas comuns aos brasileiros este ano. Instabilidades no WhatsApp, o teste de remoção de curtidas no Instagram, a saída de Carlinhos Brown do programa The Voice, e a prisão e soltura do ex-presidente Lula estão entre as perguntas mais pesquisadas no Google.

1-Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?
2-Por que são 21 tiros de canhão?
3-Por que o Japão está na Copa América?
4-Por que Carlinhos Brown saiu do The Voice?
5-Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?
6-Por que Lula foi solto?
7-Por que ou porque?
8-Por que Fábio Assunção virou meme?
9-Por que o Instagram vai tirar as curtidas?
10-Por que Lula foi preso?

O que é?
Em 2019, a principal pesquisa começada com “O que é” foi sobre libido, que está relacionada a desejos sexuais. Os brasileiros também mostraram dúvidas sobre assuntos ligados à democratização, à ave cagarra, que também é o nome de uma ilha, e à doença diverticulite. O meme “Juntos e Shallow Now”, que ficou famoso após a música da cantora Paula Fernandes, também foi alvo de dúvidas dos usuários.

1-O que é libido?
2-O que é cagarra?
3-O que é democratização?
4-O que é golden shower?
5-O que é Shallow Now?
6-O que é yuzu?
7-O que é AI-5?
😯 que é diverticulite?
9-O que é Corpus Christi?
10-O que é um contratorpedeiro?

Como fazer
A principal pergunta sobre “Como fazer” esteve relacionada ao ENEM 2019. Os participantes pesquisaram sobre a inscrição a redação da prova. Além disso, dúvidas sobre WhatsApp e Instagram também foram buscadas, assim como receitas de comidas. Uma pesquisa curiosa feita pelos brasileiros foi sobre “Como fazer que as pessoas gostem de mim”.

1-Como fazer a inscrição para o Enem 2019
2-Como fazer ovo de Páscoa caseiro
3-Como fazer que as pessoas gostem de mim
4-Como fazer ovo de colher
5-Como fazer figurinhas no WhatsApp
6-Como fazer uma redação do Enem
7-Como fazer meu quiz no Instagram
8-Como fazer geladinho gourmet
9-Como fazer convite virtual grátis para WhatsApp
10-Como fazer chocolate quente

Filmes
Nas buscas relacionadas a entretenimento, o filme Vingadores: Ultimado foi o mais relevante. Coringa, Capitã Marvel, Toy Story 4 e O Rei Leão também foram produções lançadas este ano e que aparecerem entre os mais buscados no Brasil.

1-Vingadores: Ultimato
2-Coringa
3-Capitã Marvel
4-Toy Story 4
5-O Rei Leão
6-Aquaman
7-Shazam!
8-Minha Vida em Marte
9-Bird Box
10-Bacurau