São milhões de streamers conectados por dia, mais de 15 milhões de visitantes diários e valor de mercado bilionário. A Twitch está em franca ascensão e seu crescimento desde a aquisição pela Amazon (2014) é evidente.

Já consolidado na internet como um lugar popular para stream, a Twitch é bastante utilizado na área do marketing digital no mundo todo. A popularidade em alta, o crescimento contínuo e o público fiel que acompanha os canais dos streamers tornam essa plataforma ideal para investir em marketing.

Twitch como um pilar consolidado nos esportes
Entre os segmentos mais populares da Twitch, os streamers bastante conhecidos estão na área dos esportes e dos esportes eletrônicos.

A presença de alguns streamers no Brasil e mundo afora é tão grande que alguns deles conseguem até mesmo viver da renda conquistada através da plataforma, como é o caso de “Ninja”, que recebe aproximadamente US$ 500 mil por mês – contando, claro, patrocinadores de grandes marcas como a Red Bull.

No poker, a presença também é muito forte nessa plataforma. A modalidade já está imersa no mundo da Twitch e a combinação entre os dois é espetacular. Os streamers mais famosos como Arlie Shaban e Peter ‘Peter804’ Thompson contam com dezenas de milhares de seguidores e ajudam a propagar a popularidade desse esporte na internet.

Já outro esporte que vem crescendo nessa plataforma é o basquete. Na última temporada, a G-League, liga filiada da NBA, transmitiu jogos ao vivo via stream e alguns canais fizeram comentários ao vivo sobre as partidas.

Ações comuns de marketing no Twitch
Como se trata de uma plataforma de transmissão online, os princípios do marketing na Twitch são bem parecidos com os utilizados em outras plataformas pela internet.

Há duas maneiras muito comuns de utilizar o marketing na Twitch. O primeiro é patrocinar streamers na plataforma, e não necessariamente precisa ser grandes personalidades. A Twitch está em constante renovação e identificar canais emergentes é fundamental para uma campanha bem-sucedida a longo prazo.

Outro jeito muito popular de investir nessa é através de propagandas em eventos, principalmente em esportes eletrônicos ou partidas de poker. Andrew Pearson, diretor de administração da empresa Intelligencia (consultoria de software), explica como afiliados dessa empresa utilizam ações de marketing na Twitch.