O projeto Piauí Conectado chegou às escolas, hospitais, delegacias e outros órgãos públicos estaduais do município de Elesbão Veloso. O objetivo é que a população elesbonense seja contemplada com prestação de serviços de qualidade, uma vez que os oito pontos de internet implantados na região possuem velocidade de 30mbps.

A Unidade Escolar Moisés L. Verde foi uma das instituições de ensino contempladas na região. Para a diretora da escola, Maria Eugênia, as expectativas são as melhores. “Estamos saindo de 10mbps para 30mbps. Com uma rede mais veloz, vamos trabalhar melhor com os alunos, que poderão pesquisar com internet de qualidade. Vai agregar ainda mais conhecimento aos alunos e professores, melhorando o ensino e aprendizagem”, enfatizou Eugênia.

A iniciativa faz parte do processo de modernização e universalização da internet no estado e é fruto da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o Governo do Estado e a SPE Piauí Conectado, que vai implantar 1.500 pontos em 98 municípios piauienses, contemplando 85% da população. Em fevereiro, o projeto também chegou a Elesbão Veloso, Jaicós, Paulistana, Simplício Mendes e Valença do Piauí. Com eles, ao todo, o Projeto Piauí Conectado já está em 30 municípios do estado.

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, está satisfeito com o andamento do projeto e garante internet de qualidade a todos os pontos instalados. “Nosso intuito junto ao Governo do Estado é levar inclusão digital a todos os piauienses, além da melhoria e ampliação dos serviços da Administração Pública estadual. Já atingimos cerca de 30% dos municípios incluídos no projeto, o que representa mais de 50% da população do estado beneficiada”, afirma Silva.

O município

Elesbão Veloso é uma cidade localizada no centro do estado do Piauí, distante 165Km da capital Teresina e é destaque na pecuária e na caprinocultura tanto que é conhecida como a terra do bode e da vaquejada. Como todo o Piauí, o município possui riquezas naturais valiosas, como coco babaçu, carnaúba, riachos (balneários), serras e morros, olhos d´água e fontes de águas naturais e símbolos históricos (marcas do homem primitivo).

Entre os pontos turísticos da região destacam-se a Igreja Matriz de Santa Terezinha, o Balneário Loca no Riacho da Porta, a nascente do Riacho Coroatá, a Serra do Carneiro, o Morro do Chapéu, o Morro da Miminha, fazendas e casarões antigos. O município também é marcado por eventos culturais, como o festejo da padroeira Santa Terezinha, o Carnaval tradicional e fora de época – “Elesbão folia”, festas juninas, feira agropecuária e feira literária (Salipi), entre outros.

 

CCOM