Cursos

Pesquisa do LinkedIn revela que engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego serão algumas das profissões com o maior número de vagas abertas ao longo de 2022. Entre as cidades que terão as melhores oportunidades estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. São profissões sintonizadas com a tecnologia e que estão alterando as competências, com foco em um mercado de trabalho para o futuro.

Especialização é requisito chave

As profissões que devem ter os maiores crescimento neste ano são as que exigem especializações e também habilidades comportamentais. Dessa maneira, os cargos que envolvem tecnologia estão em ascensão, mas também exigem um nível de conhecimento bem elevado.

O estudo do LinkedIn mostra que os fatores que motivam a mudança de emprego são a busca por melhores salários e também pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

No entanto, ainda falta confiança entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, somente 49% dos trabalhadores estão confiantes em suas atividades e se julgam bons no que fazem. Percentual que fica atrás da Irlanda (60%) e Índia (63%). Mas moradores da Itália, França, México, Alemanha e Espanha dividem da mesma avaliação encontrada por aqui: a maioria não está confiante, muito em reflexo da pandemia.

Perfil da pesquisa do LinkedIn

Conduzida por pesquisadores do LinkedIn Economic Graph, a pesquisa examinou milhões de empregos iniciados por usuários da plataforma de janeiro de 2017 a julho de 2021, calculando a taxa de crescimento para cada cargo.

Veja as profissões em alta no mercado de trabalho

Além disso, as empresas querem que os sistemas automatizados funcionem harmoniosamente, sem interrupções que possam comprometer seriamente o faturamento, sem falar na utilização cada vez maior das redes sociais como meio de vendas ou experiência dos usuários.

Com a retomada do trabalho presencial ou híbrido, as atividades estão ficando mais digitalizadas e a tendência é que as profissões de tecnologia tenham ainda maior destaque a curto prazo. Veja a lista dos 25 empregos em alta divulgada pelo LinkedIn.

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia;
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE);
  3. Engenheiro(a) de dados;
  4. Especialista em cibersegurança;
  5. Representante de desenvolvimento de negócios;
  6. Gestor(a) de tráfego;
  7. Engenheiro(a) de machine learning;
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário;
  9. Cientista de dados;
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas;
  11. Engenheiro(a) de robótica;
  12. Desenvolvedor(a) Back-end;
  13. Gerente de engajamento;
  14. Gerente de equipe de produto;
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance);
  16. Consultor(a) de gestão de dados;
  17. Líder de experiência do cliente;
  18. Analista de design;
  19. Analista de soluções;
  20. Analista de gestão de risco;
  21. Consultor(a) de design de produto;
  22. Coordenador(a) de vendas internas;
  23. Enfermeiro(a) intensivista;
  24. Designer de conteúdo;
  25. Instrutor(a) de Agile.

Via: Linkedin