O presidente Rodolfo Landim foi entrevistado na “Fla TV” na noite desta terça-feira e comentou sobre sua expectativa do calendário deste ano, que vai ficar prejudicado por causa da paralisação das competições por causa da pandemia do Coronavírus. O mandatário do Fla afirmou que existe uma conversa com a CBF de que as competições sejam disputadas até dia 31 de janeiro de 2021.

Os jogadores estão de férias até o dia 20 de abril, e, segundo Rodolfo Landim, depois desta data será feita uma reavaliação para ver se será possível pelo menos a retomada dos treinamentos no Ninho do Urubu.

– A preocupação é muito grande. Tivemos que parar. Fizemos reuniões com outros presidentes, colocamos esse aspecto como o principal ponto. Convergimos sobre as férias dos atletas até o dia 20 de abril, quando vamos reavaliar para ver se pelo menos poderemos colocar para treinar. Expectativa é começar no início de maio, mas hoje já surgiram notícias de que a Conmebol vai precisar retardar mais por causa dos problemas de cruzar as fronteiras. Existem bloqueios. Vamos tentar terminar o Carioca e aguardar datas. Vai ser o desafio. Existe acordo com a CBF de que a prioridade é estender e terminar os campeonatos até o dia 31 de janeiro – disse Landim.

NEGOCIAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DE JORGE JESUS

– Essa é a pergunta de todos. As informações já são públicas, estamos conversando há algum tempo, mas agora teve a paralisação. O Jesus foi para Portugal, e deve estar voltando no fim do período de férias. Vamos voltar a conversar. Ele já disse que está feliz aqui. Nós estamos felizes com ele. A tendência natural é que isso (renovação) ocorra. Esperamos que esse casamento feliz continue. Nossa vontade é pelo menos até o fim de 2021, que é quando essa diretoria estará à frente do clube.

BALANÇO FINANCEIRO

– Tivemos um ano bom, com uma receita grande, além do esperado, até por causa das premiações. Boa parte foi devolvida para o departamento técnico e jogadores, que foi a nossa filosofia. O bom desempenho refletiu também na bilheteria. Esportivamente foi um grande ano. Tudo isso está resumido no balanço. Vale a pena dar uma lida.

Vamos sofrer impacto esse ano por causa da pandemia. O mundo vai sofrer. As pessoas vão passar por dificuldades, já temos visto o nível de endividamento pessoal. As empresas também vão passar por dificuldades. Mas tudo vai depender do período de paralisação. Devemos tentar voltar o mais rápido possível para as atividades. Se for pequena e encaixarmos as datas todos os campeonatos, o impacto vai ser menor. Mas que vai haver impacto, não há dúvida. Estamos traçando alternativas.

FORMATO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Flamengo defende que o calendário seja mantido como está. Os pontos corridos já estão há muitos anos, foi assim que os clubes venderam os direitos de imagem. É uma receita importante. Queremos pontos corridos e sem afetar o número dos jogos.

Sobre a adequação do calendário, isso causaria um efeito brutal econômico nos clubes. Significa que a gente estenderia o processo de auferimento de receita… ou seja, as receitas de bilheteria e televisão seriam empurradas para o próximo ano. Isso tem um efeito enorme. Temos que honrar com nossas folhas de pagamento. Seria desastroso para todos os clubes do Brasil.

SALÁRIO INTEGRAL DURANTE A PARALISAÇÃO?

– O Flamengo honra os seus compromissos, paga em dia. Essa é expectativa que temos, e queremos manter isso. Traçamos cenários, os mais diversos possíveis, para tentarmos manter isso. Mas não controlamos os cenários. Uma paralisação extremamente longa, nenhum clube teria condições de manter o pagamento integral de todos os seus jogadores. Seria totalmente impossível.

PATROCÍNIO MASTER

– Não posso falar desse assunto aqui. Estamos em fase de negociação. Quando e se tiver algum contrato com patrocinador, vamos nos pronunciar. Enquanto isso, a imprensa trabalha eficientemente, mas isso de forma nenhuma é oficial.