Rede social quer facilitar as compras para o Natal com novos recursos no aplicativo.

Instagram anunciou, na última quinta-feira (15), três novas formas de fazer compras por meio do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). A partir de agora, os usuários podem salvar os itens desejados em uma pasta para comprar mais tarde, acessar o botão “Loja nos perfis comerciais” e adquirir peças a partir de vídeos exibidos no feed. De acordo com a companhia, os lançamentos ajudam a “descobrir novos produtos, comprar de suas marcas favoritas e acompanhar todas as suas inspirações de compras em um só lugar no Instagram”.

A pouco mais de um mês para o Natal, a ideia é conquistar os usuários para que adquiram presentes para a data por meio da rede social de foto. A ferramenta para salvar em sua coleção “Compras” permite guardar as peças favoritas para comprar depois. Para isso, basta que o usuário toque sobre a tag de preço de uma publicação nos Stories ou no Feed e, na página que abrir, vá no ícone Salvar, no canto inferior direito da tela. O produto é automaticamente guardado na pasta junto com todos os outros itens-desejo.

Outra novidade apresentada para facilitar o consumo dentro do app é o novo design da guia “Loja”, disponível ao acessar a página de um perfil comercial. Lá está reunido tudo o que foi anunciado pela companhia na rede social, tornando mais prática a procura de peças dentro do Instagram.

O Instagram passou a permitir ainda compras a partir de vídeos publicados no feed, contanto que a marca tenha inserido as peças exibidas. Para visualizar os destaques, é necessário acessar o ícone de Compra, situado no canto inferior esquerdo da publicação.

Outros investimentos do Instagram em compras. Compartilhamento de fotos e vídeos tem investido recentemente em ferramentas para estimular o consumo através da aplicação. Em setembro, a empresa passou a permitir as compras dentro dos Stories, o que antes só era possível por meio de publicações no feed.