A Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está trabalhando para melhorar o atendimento em caso de urgências e emergências em saúde mental em Teresina. Para isso, foi realizado o Primeiro Treinamento do Fluxo de Urgência e Emergência de Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial de Teresina, que aconteceu no auditório da FMS.

A capacitação faz parte do Plano de trabalho da Gerência de Saúde Mental da FMS, com a intenção de melhorar a articulação da rede para as demandas de Saúde Mental, especificamente nos casos de crise. Participaram desta primeira etapa os Hospitais Municipais, Coordenações de CAPS e Hospital Areolino de Abreu.
“O treinamento acontecerá em três etapas para abranger todos os serviços contemplados no Protocolo de Urgência e Emergência”, informa a gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho.

A gerente informou ainda que as outras duas etapas acontecerão em agosto e fevereiro, também treinando Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SEMCASPI e Unidades Básicas de Saúde. “Após o treinamento, os casos de atendimentos das respectivas demandas serão monitorados quadrimestralmente para análise da execução do Protocolo”, adianta.