Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Com apoio da Secult, filme piauiense sobre a cultura alternativa teresinense será lançado em dezembro

0 0
Read Time:2 Minute, 4 Second

A estreia será no dia 13 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Teresina.

 

O filme piauiense “Bailerage – Um Beat para a Diversidade em Teresina”, realizado por meio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIEC) da Secretaria da Cultura (Secult), será lançado no dia 13 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Teresina. O filme apresenta um registro histórico da cultura alternativa da capital piauiense.

Escrito e dirigido por Lucrécio Arrais e com produção executiva de Samdra Dee, o filme mostra o surgimento da cena eletrônica de Teresina desde o fim dos anos 1980 até os dias atuais, com destaque para a Bailerage, festa que dá visibilidade a artistas da cena LGBTQIAPN+. Por meio de entrevistas e registros, o público é convidado a revisitar décadas de música, resistência e celebração.

A produção reúne depoimentos de personalidades sobre as primeiras festas eletrônicas, realizadas em residências particulares, passando pela Bine Iubita, pelas raves e pelo crescimento das cenas pop e indie nos anos 2000, até o fortalecimento das festas de techno e industrial na atualidade.

Para Lucrécio Arrais, o registro é importante por revelar um recorte da cultura piauiense marcado pela diversidade. “O filme apresenta o alternativo que começa com Torquato Neto, pela riqueza de registros e pela ousadia de filmar em super 8. Depois, nos anos 80, 90 e 2000, voltamo-nos ao surgimento da cena LGBTQIAPN+. Nos últimos 20 anos, vimos o fortalecimento da cena eletrônica, que hoje é protagonista no underground de Teresina”, afirma.

Samdra Dee destaca que o filme valoriza pessoas e lugares que fazem parte da história da cidade. “É preciso contar e documentar essas histórias para que a cultura underground de Teresina não seja apagada ou diminuída. Devemos falar sobre ela e produzi-la em diferentes formatos, seja por meio de festas, das redes sociais ou de um longa”, comenta.

A realização de “Bailerage – Um Beat para a Diversidade em Teresina” contou com o patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Governo do Piauí. A exibição tem apoio da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves (FMC), que cederam o espaço do Museu da Imagem e do Som de Teresina (MIS) para o lançamento.

Serviço

Lançamento do filme “Bailerage – Um Beat para a Diversidade em Teresina”

Data: 13 de dezembro

Horário: 18h

Local: Museu da Imagem e do Som de Teresina (MIS) – Rua Barroso, 1116, Centro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *