Google Arts & Culture recebe novas ferramentas de IA para testes

0
39

Food Mood e Music Canvas auxiliam cozinheiros e artistas a alcançarem novas possibilidades.

O Google anunciou o lançamento de duas ferramentas de inteligência artificial (IA) para o Google Arts & Culture para participantes do Lab, sistema de testes da ferramenta.

A primeira delas é o Food Mood, que visa auxiliar aos usuários da ferramenta a criar novas receitas. Segundo o Google, em postagem de blog, o cozinheiro seleciona, na ferramenta, dois países e o gerador de receitas de “fusão lúdica” criará uma receita única.

O usuário pode escolher entre cozinhar “uma entrada, uma sopa, um prato principal ou uma sobremesa”. Um exemplo dado pela gigante das buscas é uma mistura de sabores do Sri Lanka e Uganda, ou até mesmo de Omã e Bélgica.

O Food Mood foi criado por artistas residentes do Google Arts & Culture Lab: Emmanuel Durgoni e Gaël Hugo, e é abastecido pelo Gemini 1.0 Pro via Vertex AI.

Já o Musical Canvas é dedicado aos artistas, profissionais ou não. Como o nome sugere, ele é capaz de gerar trilha sonora para desenhos produzidos pelo usuário.

Para isso acontecer, basta o usuário desenhar uma imagem na tela digital e o Musical Canvas usa o Gemini 1.0 Pro via Vertex AI para fornecer comentário sobre a qualidade artística do trabalho. Em complemento, o MusicLM gera trilha sonora para combinar com o desenho.

O usuário pode adicionar efeitos visuais usando filtros para afetar a aparência visual e a resposta de música, como “Pixelate”, para influência de som de oito bits, ou “filme antigo” para efeito vinil, informa o Google. A ferramenta foi criada pelo artista residente Simon Doury.

Google Arts & Culture e a IA

  • Segundo o Google, “esses experimentos dão continuidade ao compromisso do Google Arts and Culture em encontrar novas maneiras de ajudar o aprendizado cultural e a criatividade”;
  • A empresa ressalta o potencial do Google Arts & Culture, que possui, em seu acervo, cultura da comida de vários países, como Nigéria, Japão e México;
  • Além de acervos musicais de grandes nomes, como os acervos do Deutsche Grammophon, Bob Marley, Gilberto Gil e até a história da música eletrônica;
  • Além disso, a ferramenta possui conteúdos de mais de dois mil museus e arquivos ao redor do mundo que possuem parceria com o Google Cultural Institute.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here