Google está desenvolvendo uma nova versão web do Gmail que deve incluir o Material Design como aparência principal, além de trazer diversas funções já presentes na versão mobile e no Inbox. A novidade para desktop prevê a entrada de respostas automáticas, uma nova barra lateral com acesso ao Google Agenda e outros recursos, como ferramenta soneca e mensagens autodestrutivas.

As ferramentas inéditas foram descobertas por sites de tecnologia norte-americanos ao longo da última semana. Em resposta ao The Verge, o Google confirmou que está realmente trabalhando nas atualizações. Porém, a próxima versão web do Gmail ainda não conta com previsão de lançamento.

O Google ainda não fez uma apresentação oficial sobre as mudanças. A expectativa é de que o anúncio ocorra durante o Google I/O, evento para desenvolvedores que começa no dia 8 de maio em Mountain View, na Califórnia. Na ocasião, é provável que a fabricante também divulgue uma data de lançamento específica para a nova versão desktop do serviço de e-mail.

Um novo recurso também pode ser implementado com o nome de “Snooze” (soneca, em tradução livre). A opção deve permitir a marcação de e-mails que não podem ser lidos no momento, com o objetivo de que as mensagens apareçam na caixa de entrada novamente mais tarde. Vale lembrar que essa função também está presente no app Inbox by Gmail, do próprio Google.

Via TechCrunch e The Verge