O WhatsApp apresenta instabilidades na última quinta-feira (12) e estava fechando sozinho para usuários do Android que possuem a versão beta do app. Usuários do Twitter ainda apontam que o programa parou de funcionar ou não abre, trazendo a mensagem “WhatsApp apresenta falhas continuamente”. O site Downdetector, que reúne reclamações de usuários sobre serviços virtuais, aponta que o problema começou a ficar mais frequente por volta das 20h.

A falha atingiu a versão de testes do mensageiro, o WhatsApp Beta, após a atualização de número 2.19.365. O update deixa o WhatsApp travando após a página inicial do app, e o bug foi anunciado pelo Twitter do blog especializado WA Beta Info no fim da tarde. Pouco antes da meia-noite, o portal tuitou que a atualização 2.19.366, que ficou disponível para testadores na Play Store no mesmo dia, resolvia o problema no WhatsApp Beta. O TechTudo entrou em contato com o WhatsApp, mas até a hora da publicação desta matéria ainda não havia retornado com alguma explicação para o bug.

Os usuários que reclamam que o serviço está instável usam a versão Beta do aplicativo, que traz atualizações e novidades antes da hora. Justamente por ser voltado para testes, o app pode apresentar falhas que os demais usuários acabam não vendo. Inclusive, de acordo com o Google Trends, uma das buscas mais frequentes para o problema é “atualizei o whatsapp e parou de funcionar”.

O aplicativo costuma consertar os erros em poucas horas. Porém, caso o usuário queira sair da versão beta do app e voltar ao normal, basta seguir o tutorial de como sair da versão beta do WhatsApp beta no Android.

Na seção de comentários do Downdetector, usuários compartilharam dicas de como resolver o problema no WhatsApp, como apagando o cache do aplicativo ou apagando e reinstalando o mensageiro. A solução ideal é atualizar o WhatsApp beta para o update 2.19.366 quando este estiver disponível em seu aparelho. Essa atualização foi liberada ainda ontem pelo WhatsApp para consertar os bugs do app beta.