O clássico Doom ganhou uma forma inusitada de ser jogado: pelo Twitter. Essa gameplay curiosa é possível por meio de uma conta na rede social que interpreta as mensagens em comandos no jogo. Criada pelo usuário Georgi Gerganov, a conta @Tweet2Doom começou suas operações em setembro e já possui mais de 8 mil seguidores. Através de comandos predeterminados, usuários já realizaram diversos feitos que pareciam impossíveis, como terminar fases difíceis em segundos, por exemplo. Além de “rodar” o jogo, a conta posta os recordes alcançados e também traz compilações de clipes engraçados.

 

A conta possui um tuíte fixado no topo que explica como funciona seu sistema de comandos. Usuários precisam enviar uma resposta com os dizeres “/play” e uma série de letras que equivalem a comandos para o bot executar. Os comandos são como “U” para andar para frente, “F” para atirar e “P” para abrir portas, separados por vírgulas.

Se o usuário quiser começar um novo jogo, por exemplo, deve enviar para o bot a mensagem “/play, x,,e,,e,,e,,50-,50-u,15-f”, sem aspas, para navegar pelo menu. Após enviar os comandos, o bot manda um vídeo dos últimos 10 segundos de gameplay e permite que o próprio usuário ou outras pessoas continuem em uma cadeia de respostas.

Esta pode não ser a forma mais prática de jogar Doom, mas o experimento sem dúvida é interessante e relembra ideias semelhantes envolvendo jogar indiretamente e com várias pessoas ao mesmo tempo, como na popular série TwitchPlaysPokemon. Quando recordes são alcançados pelo esforço de múltiplos usuários, todos eles são citados na postagem da cadeia de respostas da conta.

Doom é um jogo de tiro lançado originalmente em 1993, para PC, e foi um dos responsáveis pela popularização do gênero. O game trazia ação rápida, músicas viciantes e uma jogabilidade de atirar em uma época em que jogos FPS ainda não usavam mouse.

O código-fonte do jogo foi lançado abertamente em 1997 pela produtora id Software e desde então usuários têm tentado rodar Doom de todas as formas possíveis. Entre alguns casos curiosos, já foi possível jogar Doom com batatas e em um teste de gravidez.

Com informações de Kotaku