Muitas emoções e descobertas vão rolar nesta edição histórica do Rally Cerapió. São 35 anos explorando o que há de mais belo no Nordeste brasileiro. A prova que começa em 23 de janeiro, parte de Caucaia (CE), com passagem por Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI), Parnaíba (PI), e termina em Barreirinhas (MA) no dia 28. O destaque é a modalidade Expedição, que teve um grande número de inscritos e segue um roteiro diferenciado, pelas belezas naturais da região, ao longo do percurso oficial da competição.

Mais que um passeio, a Expedição Cerapió é uma verdadeira descoberta entre o litoral e uma parte do sertão dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Neste ano, os inscritos percorrerão a Rota das Emoções, que contempla o litoral dos três estados. Uma grande oportunidade de conhecer novos atrativos turísticos, mas também de iniciar no mundo off-road.

Em 2021, a Expedição foi um sucesso. Neste ano em que se tem muito mais a comemorar, a organização do evento estendeu à modalidade para quadriciclos e UTVs. Há também o Moto Turismo, que seguirá pelo asfalto. Uma excelente oportunidade para quem deseja ter uma nova experiência em trilhas desafiadoras, mas que os levarão a lugares incríveis.

O cearense David Landim está 100% confirmado nesta aventura. Ele vai descobrir o que é a maior prova de regularidade da América Latina na Expedição de Quadriciclos. “É a primeira vez que eu participo da prova. Somos uma equipe de 15 pessoas e estamos muito ansiosos para participar. Sempre ouvia muita gente, meus amigos, falarem do Cerapió, que é uma competição incrível e muito bem organizada. Tenho certeza que vamos gostar muito”, destaca o integrante da equipe Amigos do Quadri.

Vindos de Arcoverde (PE), os integrantes da equipe ArcoTrilha também estão na mesma sintonia. São oito inscritos, entre pilotos e navegadores que prometem se aventurar nos carros 4×4. “Estamos nas melhores expectativas. Não conheço essa região. Conheço um pouco de Barreirinhas, mas explorar esses locais de carro vai ser bem diferente  Não vejo a hora de chegar e fazer muitas amizades no Cerapió”, descreve Roberval Ramos.

Além de reunir amigos, a Expedição Cerapió 2022 proporcionará novas experiências a muitas famílias. “Nossa equipe vai participar com três carros na Expedição. Eu participo de Rally de Regularidade como piloto e minha esposa como navegadora, mas nunca participamos do Cerapió. Neste ano, vamos participar junto aos nossos familiares, até os filhos já estão confirmados. Já estamos em roteiro pelo Nordeste e em breve chegaremos ao Ceará”, destaca Max Lima, integrante da equipe BNC 4×4 Rally Team, das cidades de Volta Redonda e Pinheiral, no Rio de Janeiro.

O evento é o único que reúne modalidades diferentes como bikes, motos, carros, quadriciclos, UTVs, além da expedição, cujo objetivo é apenas se aventurar e explorar turística e gastronomicamente a região. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a competição é de Cross-Country Stage Race (XCS). São 36 categorias que incluem desde participantes profissionais e experientes até iniciantes e amadores.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Beto Marques
Assessoria de Imprensa Rally Cerapió 2022