Alguns erros de funções do Windows 10 são causados por arquivos do sistema corrompidos ou até mesmo inexistentes. Quando isso ocorre, o usuário começa a perceber falhas inesperadas no sistema, como problemas no momento de inicialização do Windows, bugs durante o uso e ações incomuns do computador. Esses erros, em geral, acontecem após falhas em atualizações do sistema, de drives e até mesmo de aplicativos. Entretanto, a correção desses problemas é simples e pode ser realizada a partir de alguns comandos no Verificador de Arquivos do Sistema. É importante lembrar que para iniciar o processo, o computador deve estar com o Windows atualizado. Confira abaixo o passo a passo para encontrar as falhas e corrigi-las.

Como buscar falhas no Verificador de Arquivos do Sistema
Passo 1. Busque por “prompt de comando”, na barra de pesquisa de seu computador. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e execute a aplicação como administrador;

Passo 2. Com o prompt de comando aberto, digite “sfc /scannow” e aperte o enter. Após isso, todos os arquivos protegidos do sistema serão verificados para identificar se há algum problema no computador. O processo demora alguns minutos para ser finalizado;

Passo 3. Quando o processo terminar, o Verificador de Arquivos do Sistema exibirá uma das mensagens:

“A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade”. Nesse caso, não é necessário fazer nada, pois não há arquivos do sistema ausentes ou corrompidos no computador;
“A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log”. Nessa situação, o usuário não deve realizar nenhuma ação, pois o erro já foi corrigido pelo próprio Verificador de Arquivos do Sistema. Entretanto, é recomendado que a verificação seja realizada mais uma vez para checar se o problema foi realmente solucionado;
“Proteção de Recursos do Windows não pode executar a operação solicitada”. Para realizar a verificação, o usuário deverá entrar no modo de segurança do computador;
“A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos, mas não pôde corrigir alguns deles. Detalhes estão incluídos na pasta CBS.Log %WinDir%\Logs\CBS\CBS.log”. Nesse caso, o usuário deverá corrigir o erro manualmente, substituindo o arquivo corrompido.

Como corrigir o problema no modo de segurança
Passo 1. Abra as configurações do computador e vá até “Atualizações e Segurança”;

Passo 2. Em seguida, clique na aba “Recuperação” e encontre a opção “inicialização avançada”. Selecione “reiniciar agora” e você será redirecionado para o modo de segurança do computador;

Passo 3. Selecione “Solução de Problemas”;

4. Em seguida clique em “opções avançadas”;

5. Na próxima janela, clique em “prompt de comando” para abri-lo offline. Selecione o usuário e forneça a senha do seu computador para abrir o comando;

Passo 5. No prompt de comando, digite “diskpart” e aperte o enter. Em seguida, escreva “list volume” e clique enter. Ele exibirá todas as repartições do computador. Observe a que ocupa mais espaço, pois é nela que o sistema geralmente fica armazenado;

Passo 6. Digite “exit” e aperte enter para sair do diskpart. Em seguida, digite “sfc /scannow /offbootdir=D:\ /offwindir=C:\Windows” e aperte o enter. No “offbootdir”, coloque a letra da repartição do seu computador em que o sistema está armazenado. Já no “offwinder”, acrescente a letra da repartição onde estão os arquivos do Windows;

Passo 7. Feche o prompt de comando e, em seguida, clique em continuar. O Windows será iniciado e corrigirá todos os erros encontrados na verificação.

Como corrigir erros manualmente
Passo 1. No prompt de comando, digite “findstr /c:”[SR]” %windir%\Logs\CBS\CBS.log >”%userprofile%\Desktop\sfclogs.txt” (sem aspas) e aperte enter;

Passo 2. Pesquise por “sfclogs.txt” em seu computador e abra o arquivo editável;

Passo 3. Todos os processos da verificação serão exibidos. Pesquise pelo processo que contém a mensagem “cannot repair member file”. É esse arquivo que deverá ser substituído manualmente. Outro arquivo pode ser encontrado na Internet, entretanto é necessário ter cuidado e baixá-lo de sites confiáveis;

Passo 4. Após encontrar o arquivo e baixá-lo no computador, abra o prompt de comando como administrador. Digite “takeown /f Caminho_e_Nome_Arquivo ” e aperte enter. Coloque a letra do compartimento em que o arquivo está e o nome dele, por exemplo: “takeown /f C:\windows\system32\jscript.dll”. Depois disso, o problema será resolvido.

Via Windows Central e Suporte do Windows