O mês dezembro é repleto de confraternizações, festas, brincadeiras de amigo oculto e consequentemente uma produção maior de recicláveis. Para garantir a destinação correta desses materiais, o teresinense pode aderir à coleta seletiva e deixar os itens em um dos 20 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis na capital.

Vicente Moreira, secretario executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), explica que na época natalina a população consome mais e isso resulta em numa maior produção de sacolas de papel, papéis de presente, embalagens de plástico, caixas de papelão e garrafas de bebidas, que podem ser destinadas aos PEVs e reaproveitadas.

“Para os materiais orgânicos produzidos em âmbito domiciliar, a Prefeitura de Teresina oferece a coleta feita porta a porta. Para os recicláveis como metal, plástico, papel e vidro, disponibilizamos os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). O teresinense separa esses resíduos secos em casa e entrega em um dos 20 PEVs”, comenta o secretário destacando que a localização dos Postos pode ser encontrada no site da SEMDUH.

Confira os tipos de materiais que podem ser entregues nos PEVS

Plásticos: garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes, xampus, tubos, canos, brinquedos,sacos, sacolas e saquinhos de leite, papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo).

Alumínio: latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros, metais ferrosos, molas e latas.

Papel e papelão: jornais, revistas, impressos em geral, sacolas e caixas de papelão, embalagens longa-vida.

Vidro: frascos, garrafas, vidros de conserva.