Conferência sobre Energia Solar acontecerá em Teresina

Solar Invest será realizada, hoje (26) e amanhã (27), na sede do Sebrae na capital

Nesta terça-feira (26) e amanhã (27) acontecerá a décima edição da Conferência Nacional de Energia Solar – Solar Invest. O evento ocorrerá na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

A Solar Invest reunirá investidores e executivos em busca do aprimoramento da regulamentação para o desenvolvimento da geração de energia por fonte solar no Brasil.

No evento serão debatidos temas como o potencial econômico na cadeia de produtos e serviços, a vocação e função da energia solar centralizada na matriz elétrica nacional, os efeitos projetados para o advento dos telhados solares, e exemplos de empreendedorismo no setor fotovoltaico.

“O Piauí tem potencial para ser um dos principais Estados na geração de energia solar fotovoltaica de forma constante. Nessa conferência teremos um ambiente de relacionamento entre o Sebrae, entidades governamentais e empreendedores. Será um espaço propício para debates e compartilhamento de informações de alto nível. Entes das esferas públicas e privadas poderão discutir sobre os gargalos a serem vencidos para o advento da geração centralizada, distribuída, autoprodução e microgeração de energia solar”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

PROGRAMAÇÃO

Hoje (26), às 14h00, acontecerá a abertura do evento com o painel O Nordeste e o Piauí como Ambientes Favoráveis ao Investimento em Energia Solar no Brasil. Estarão presentes autoridades governamentais e setoriais para debaterem sobre o tema. Em seguida acontecerá a palestra Evolução da Fonte Solar Fotovoltaica no Brasil e no Piauí.

Como parte da programação da conferência, serão apresentados casos de sucesso de empreendimentos do segmento de energia solar, que estão obtendo êxito no Piauí. Ao final do primeiro dia de evento acontecerá a mesa redonda O Marco Regulatório Vigente, Tributação, Competitividade e Ambiente Operacional para Usinas Fotovoltaicas no Brasil.

Já amanhã (27), a Solar Invest começará às 08h00 com um debate sobre O Ambiente Local para Empreendimentos de Geração Solar Fotovoltaica de Grande Porte: Licenciamentos Socioambientais e Incentivos Estaduais à Indústria. Em seguida, acontecerá o painel Alternativas de Financiamento para o Desenvolvimento da Energia Solar no Brasil. No final da manhã ocorrerá a mesa redonda Geração de Empregos, Pesquisa e Desenvolvimento, Formação Profissional e a Capacitação Técnica para o Setor Solar Fotovoltaico.

À tarde, o público poderá participar do painel A Energia Solar Fotovoltaica como Principal Propulsora e Garantidora da Geração Distribuída no Brasil; da palestra Panorama Atual do Uso da Energia Solar-Térmica no Cotidiano Brasileiro e Cenários Realistas para a Geração de Energia em Maiores Escalas; e da mesa redonda Novos Materiais, Novas Tecnologias e Visões do Futuro Operacional da Energia Solar no Mundo e no Brasil.

O Solar Invest é uma realização da Viex Américas e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, Cerne. O Sebrae no Piauí é correalizador do evento no Estado.

 

Informção: Comunicação Sebrae Piauí