Uma boa sugestão é apagar todos os emails da sua conta que foram recebidos antes de 2014. Como já estamos no começo de 2016, é muito improvável que você precise consultar qualquer email mais velho que dois anos. Para fazer isso, digite na barra de buscas do Gmail before: 2014/01/01 ou qualquer outra data no formado aaaa/mm/dd. Dê um Enter para realizar a busca e, em seguida, marque a caixinha de seleção para todas as mensagens.

Caso o aviso “selecione todas as conversas…” aparecer acima dos itens selecionados, não se esqueça de clicar nele. Caso contrário, sua seleção será aplicada apenas aos 50 primeiros itens. Depois de fazer a seleção corretamente, clique no ícone do lixeiro para deletar tudo.

Se você não quiser definir uma data específica, use o comando older_than:2y. Essa opção pesquisa todos os com mais de dois anos na sua caixa de entrada. Mudando o “2” para qualquer número, você muda a quantidade de anos. Dá também para fazer a contagem em meses com um “m” no lugar do “y” ou em dias com um “d”.

Filtre suas buscas

Caso você não queria apagar todas as mensagens antigas a esmo, sem filtrar nenhuma coisa que possa ser importante, é possível refinar melhor a sua busca. Use o comando older_than:2y combinado com outro, de categoria ou de marcador, para mostrar só aqueles entulhos vindos de promoções e redes sociais. Por exemplo, older_than:2y category:updates vai trazer todos os emails recebidos do Facebook, Google+, LinkedIn e outras coisas inúteis como essas. Use também older_than:2y category:social para encontrar os que não se foram nessa outra busca.

Você pode ainda usar “label” em vez de “category” e definir um marcador a ser pesquisado. older_than:2y label:compras, por exemplo. Note que essa função “label” só funciona com marcadores, aqueles criados por você mesmo para organizar sua caixa de entrada.

Depois de fazer essa pesquisa, você pode fazer a seleção como indicada no primeiro item e deletar tudo o que não tem valor. Com sua caixa de entrada mais vazia, suas buscas devem ficar mais rápidas e vão trazer ainda resultados mais pertinentes.