O brasileiro não está muito confiante nos benefícios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em agosto, e acredita que as novas regras farão muito pouco para cumprir o objetivo principal – que é proteger os dados pessoais de usuários da internet.

A LGPD estabelece uma série de regras para o uso de dados e tem capacidade de não só multar uma empresa no caso do vazamento dessas informações, como também de responsabilizá-las caso seja concluído que a segurança dos usuários foi negligenciada.

Em tempos de grandes escândalos como o uso indevido de dados de usuários do Facebook pela consultoria política Cambridge Analytica, e até mesmo o bug que expôs informações de usuários do Google+ a preocupação com a privacidade desses dados ganhou força.

Assim, seguindo os passos de uma legislação parecida na União Europeia, o Congresso Nacional aprovou há alguns meses uma série de regras que valem para empresas que atuam no Brasil. A legislação foi sancionada por Michel Temer em agosto, e deve começar a valer apenas em 2020, 18 meses após a aprovação presidencial.

Nos dias seguintes à aprovação da LGPD, a Unisys realizava entrevistas para a edição 2018 do Índice de Segurança Unisys. O estudo foi divulgado nesta terça-feira, 30, em São Paulo, e já conta com informações sobre a percepção dos brasileiros em relação à nova legislação.

olhar digital