A primeira etapa da prova de bikes de MTB Cross-Country XCS do Rally Cerapió 2022, realizada nesta segunda-feira (24/1) começou na Lagoa de Jijoca de Jericoacoara (CE), em frente à prefeitura da cidade. Foram 80 quilômetros de muita velocidade e ritmo forte. Isso porque a altimetria de apenas 450 metros ajudou. Em compensação, muita areia desde os primeiros quilômetros iniciais foi se desenrolando em estradões e single tracks. Ainda restam três etapas da competição, que inclui um dia livre em Parnaíba (PI) para que todos desfrutem do Delta.

O mineiro Rodrigo Silva, da categoria Elite pela Audax Racing Team, estreou no Nordeste e no Cerapió fugado. Ele fez o melhor tempo geral e concluiu a etapa em 3 horas e 31 minutos. “Eu decidi largar sem muita estratégia, porque eu não conhecia o clima e o terreno. Segui junto com o pessoal até o quilômetro 10 e depois fui sozinho. Consegui abrir uma vantagem em uma sessão de trilhas e acelerei até obter uma distância confortável. Optei em seguir sozinho no meu ritmo, peguei bastante vento contra e a favor. O terreno era muito plano e, graças a Deus, consegui sair com a vitória geral na minha primeira vez aqui nesta prova”, diz.

As trilhas da etapa inicial da edição comemorativa de 35 anos pela Rota das Emoções foram marcadas por cenários incríveis. Logo na largada na Lagoa de Jijoca a vista era de arrepiar. O vento e a água cristalina energizava aos atletas que tiveram mais gás para enfrentar todo o percurso, que foi um circuito, com início e fim no mesmo ponto.

O segundo na classificação geral e primeiro na categoria Sub 30 foi o piauiense Aloísio Sampaio, que pretende continuar no pelotão principal. “A prova foi muito boa e a gente veio no pelotão revezando, ajudando um ao outro. Estávamos até o final nesse mesmo ritmo e na linha de chegada consegui dar uma destacada e fiquei em segundo geral”, conta.

Na classificação geral em terceiro está Daniel Zóia, da Audax Racing Team, que estreia neste ano na categoria Master A2. O mineiro já começa bem o Rally Cerapió, que é a primeira prova do ano, e ele já garante o P1 na etapa de Jijoca de Jericoacoara. “Eu participo do rally desde 2015 e é sempre com muita emoção estar aqui abrindo a temporada. Neste ano não podia ser diferente. Cheguei no sprint, consegui sair com a vitória na categoria, fiz a terceira colocação entre todos os atletas e estou muito animado para as próximas três etapas que vem pela frente”, evidencia.

Em sequência, no ranking geral, estão Marcio Rouvier que é Master A2 e o maranhense na elite Wesley Conceição. A classificação das mulheres na primeira etapa do Cerapió 2022 teve liderança da mineira Karen Olímpio, integrante da Audax Racing Team, que segue na disputa pelo tricampeonato do Rally. Seguida pela rio grandense do norte Josefa Medeiros, o terceiro e quarto lugares foram, respectivamente, os cearenses Maria Danielle Monteiro e Janice Farias, e em quinto a maranhense Rayane da Silva.

Nesta terça-feira (25/1), os atletas de bikes do Rally Cerapió 2022 vão encarar, em Ubajara (CE), 70 quilômetros com 1.016 metros de altimetria, a etapa com maior ganho de elevação da edição. Isso porque a região tem algumas serras e o cenário mudará completamente. O clima promete ser mais agradável dentro da Serra da Ibiapaba, uma região montanhosa localizada entre os estados do Ceará e Piauí.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio do Ministério do Turismo Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Lalesca Setúbal

Assessoria de Imprensa Rally Cerapió 2022