No mundo dos aplicativos nem o céu é o limite. Sabendo que o Instagram é repleto de fotos de locais turísticos e muitas pessoas se inspiram nelas para fazer suas viagens, a companhia área inglesa EasyJet criou o app Look & Book, que dá sugetões de férias analisando essas imagens.  

Ele ajuda a encontrar o local e ainda lhe fornece uma lista com os voos disponíveis até lá a partir de onde você está. Para fazer isso, basta capturar a tela do instagram e enviar para o aplicativo que analisa a foto por um sistema de inteligência artificial e rótulos de geotags.

Tem suas limitações, mas a ideia é muito prática

A tecnologia não é perfeita, especialmente se a foto não incluir um ponto de referência reconhecível. Mas se for uma captura de tela de uma imagem do Instagram que tenha uma geotag, o Look & Book é capaz de identificar a localização com bastante precisão. Também é limitado a destinos na rede da easyJet, que é em grande parte na Europa, além de alguns destinos do Norte da África e do Oriente Médio.

Mas é fato que sites ou agências de viagens não oferecem tantas opções de locais diferentes quanto o Instagram. E é mais divertido e rápido buscar fotos nesta rede social e deixar que o Look & Book faça todo o itinerário para você.

Foi uma sacada interessante da EasyJet e tomara que outras companhias áreas também façam seus apps para expandir as possibilidades de viagens. Por enquanto o Look & Book só está disponível para iPhone e pode ser baixado na Apple Store.