Foto internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou o caso de um brasileiro que testou positivo para Covid-19 após passar pela África do Sul, foco da nova variante Ômicron. Segundo o órgão, o passageiro desembarcou em Guarulhos no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines. Ainda não há confirmação se o caso se enquadra na nova cepa do coronavírus.

Em nota publicada em seu site oficial, a Anvisa destacou que fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). Ainda de acordo com o texto, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático.

No entanto, a Anvisa foi informada horas após o desembarque sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Brasileiro que testou positivo para Covid-19 está em isolamento

A agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal na madrugada deste domingo. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhar o caso.

O paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

A Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, também realizará os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19. As autoridades de saúde também ficarão responsáveis pelo mapeamento genômico para identificação da variante.

 

Crédito: Jeniffer Cardoso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here